DAS
PROVAS.
As provas
serão em quatro níveis distintos, a saber:
- Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 1o ao 3o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
- Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 4o ao 5o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
- Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos ou a 6o ao 9o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
- Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio. Duração desta prova: quatro horas.
DOS CONTEÚDOS DAS PROVAS.
As questões das provas, preferencialmente,
visarão muito mais a fornecer informações corretas e atualizadas aos alunos do
que extrair informações deles. As provas serão compatíveis com os conteúdos
abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio. A
prova será constituída de 5 perguntas de Astronomia, 3 de Astronáutica e 2
sobre Energia. Os conteúdos das provas em cada um dos níveis serão:
Nível 1. Astronomia:Terra: forma, atmosfera, rotação, pólos, equador,
pontos cardeais, dia e noite. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol:
translação da Terra, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar.
Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 ,
do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para
que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A
Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais. O homem na Lua. Os
satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de
sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS).Energia: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da
Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”, Formas e Fontes de
Energia, Cuidados com a Energia, Dicas de Conservação de Energia e Água,
Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Nível 2. Astronomia: Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na
superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais,
bússola, dia e noite, horas e fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e
eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do
Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da
Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A
Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos
Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e
para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na
Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex.
Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros
(foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS). Os satélites
meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial
Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas
ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). Energia:Educação
Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber
Cuidar” e do “Não Desperdício”, Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica,
Caminhos da Energia Elétrica, Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos
eletrodomésticos e de água, Dicas de Conservação de Energia e Água, Prática dos
3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Nível 3. Astronomia:
Além dos conteúdos do nível 2: Terra:
rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés,
solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar:
descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites,
asteróides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da
Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e
químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso.
Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e
reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por
que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na
camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz
e Próton. Os ônibus espaciais. Energia: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da
Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. Formas e Fontes de
Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da
Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas
sobre a energia (tensão, corrente, potência de aparelhos e equipamentos),
Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos, Leitura do
medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e
Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Nível 4. Astronomia:
Além dos conteúdos do nível 3: Lei da Gravitação
universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da Astronomia, espectro
eletromagnético, ondas, comprimento de onda, freqüência, velocidade de
propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da Terra,
manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos
negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo.
Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica:Além dos conteúdos do nível 3: A Corrida Espacial e a
Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades
atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos
de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo
gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que
os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um
foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos
satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto. Energia:Educação
Ambiental, Sustentabilidade (social, ambiental e econômica), Cidadania e
Responsabilidade Sócio-Ambiental. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica,
Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração,
Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão,
corrente, potência), Cuidados com a Energia, Cálculo do Consumo Residencial,
Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, leitura do medidor de
consumo residencial, dicas de conservação de energia e água e prática dos 3 R:
Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário